Planos de aula

Olá, pessoal! Principalmente professores que acompanham o blog. Hoje vou disponibilizar os planos de aula idealizados durante as 1ªs postagens desse blog.  

Bimestre: 2º

Turma: 1º Ano

Semana(s): 14 a 16

Título: Explorando e consolidando pesquisas para projetos

Tema do componente curricular: Diagnóstico de problemas

Objetivos a serem alcançados no período indicado:

·       Compreender a importância de observar e analisar experiências e fontes confiáveis relacionadas ao tema escolhido para evitar retrabalho.

·       Desenvolver habilidades de pesquisa e identificação de fontes confiáveis de informação.

·       Utilizar ferramentas de registro e organização de dados, como tabelas, planilhas e pastas compartilhadas.

·       Consolidar os resultados da pesquisa e apresentá-los de forma estruturada.

·       Estimular o debate e a troca de ideias com base nos resultados apresentados.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:

·       Acesso a computadores, tablets ou dispositivos móveis com conexão à internet para pesquisas e acesso a ferramenta Google Forms.

·       Materiais para anotações, como papel e caneta.

·       Apresentação de slides ou quadro branco para discussões e anotações.

Nome e descrição da metodologia escolhida: A metodologia de aprendizagem ativa que envolve a combinação de aula expositiva interativa, atividades em grupo e debate.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor inicia a aula introduzindo o tema do dia: observação direta e pesquisa confiável como fundamentos para o desenvolvimento de projetos. Em seguida, o professor conduz uma discussão em sala de aula sobre a importância de observar o que já se sabe sobre determinado assunto e como evitar retrabalho através da análise de experiências semelhantes. Os estudantes são incentivados a compartilhar exemplos e reflexões sobre a relevância dessa etapa inicial de pesquisa.

Descrição detalhada de como será a aula: O professor estimula a discussão sobre a importância de verificar as fontes de pesquisa e como avaliar se uma fonte é confiável ou não. Os estudantes são convidados a compartilhar estratégias que podem ser utilizadas para verificar a confiabilidade da informação obtida. O professor apresenta ferramentas de registro e organização de dados, como tabelas, planilhas e pastas compartilhadas, e demonstra como essas ferramentas podem auxiliar no processo de pesquisa. É proposta uma atividade para casa em que os estudantes em grupos pesquisam mais informações sobre o tema de seus respectivos projetos, aplicando os conceitos discutidos em aula.

O professor orienta sobre a utilização da ferramenta Google Forms como uma outra ferramenta de pesquisa e estimula os alunos a fazerem seus próprios formulários de pesquisa. Os grupos apresentam os primeiros achados sobre o tema escolhido, compartilhando informações preliminares obtidas em suas pesquisas. O professor orienta os grupos a refletirem sobre o que já se sabe sobre o assunto, projetos similares em outros lugares, principais desafios identificados, ideias surgidas da pesquisa e como estão registrando as informações obtidas. São tiradas dúvidas e fornecidos encaminhamentos complementares para as equipes com o objetivo de direcionar suas pesquisas.

As equipes apresentam os resultados consolidados de suas pesquisas, incluindo o que já se sabe sobre o tema escolhido e relatos de experiências semelhantes em outros contextos. Após as apresentações, é aberto um debate em sala de aula, no qual os estudantes são estimulados a compartilhar suas percepções e realizar análises comparativas entre as pesquisas realizadas. O professor moderará o debate, incentivando a reflexão crítica e a troca de ideias entre os estudantes.

O professor pode indicar o blog https://diagnosticandoproblemas.blogspot.com/ para aprofundar os assuntos trabalhados em sala de aula, como por exemplo, a postagem “A Técnica de Observação Direta: Descobrindo os Detalhes Invisíveis” para que os alunos obtenham mais informações sobre a técnica de observação direta, a postagem “Pesquisas de Campo e a Utilização do Formulário Google: Conhecendo o Mundo Real” que obtenham mais informações sobre a ferramenta Google Forms e a postagem “Consolidando Dados: Transformando Informações em ações” para que reconheçam a importância da consolidação e análise dos dados obtidos nas pesquisas realizadas.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será contínua levando em consideração a participação ativa dos estudantes durante as discussões em sala de aula; a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, incluindo a identificação de fontes confiáveis e a organização dos dados coletados; a apresentação clara e estruturada dos resultados consolidados; e o envolvimento nos debates e contribuições significativas para a discussão.

Descrição do encerramento da aula: O professor realiza uma síntese dos principais pontos discutidos durante a aula e reforça a importância do processo de pesquisa e observação direta na fase de diagnóstico de problemas. Os estudantes são incentivados a continuar aprofundando suas pesquisas e a utilizar as informações obtidas para avançar no desenvolvimento de seus projetos.

 

Bimestre: 2º

Turma: 1º Ano

Semana(s): 17 e 18

Título: Explorando o fluxograma e sua aplicação na gestão de processos

Tema do componente curricular: Diagnóstico de problemas

Objetivos a serem alcançados no período indicado:

·       Compreender o conceito de fluxograma e sua utilidade na representação e análise de processos de trabalho.

·       Familiarizar-se com a construção de fluxogramas por meio de exemplos e atividades práticas.

·       Reconhecer a importância do mapeamento e análise de processos na identificação de problemas e oportunidades de melhoria.

·       Orientar os estudantes sobre a aplicação de ferramentas de gestão de processos em seus projetos intraempreendedores.

·       Realizar investigações e entrevistas com outros atores envolvidos nos processos estudados para obter informações relevantes.

·       Identificar problemas, causas e oportunidades de melhoria nos processos mapeados.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:

·       Quadro branco, datashow ou TV para apresentação dos conceitos e exemplos.

·       Papel e caneta para os estudantes construírem seus fluxogramas.

·       Exemplos de fluxogramas de processos, preferencialmente relacionados ao cotidiano dos estudantes.

·       Acesso a dispositivos móveis com câmera para registrar fotos e anotações durante a investigação e entrevistas com outros atores.

·       Espaço para que os estudantes possam trabalhar em grupos, compartilhar informações e discutir os processos mapeados.

Nome e descrição da metodologia escolhida: A metodologia de aprendizagem ativa que envolve a combinação de aula expositiva interativa, atividades em grupo e debate, e aprendizagem baseada em projetos que inclui aula prática, trabalho em grupo, investigação e entrevistas.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor introduz a aula reforçando a importância do mapeamento de processos para a identificação de problemas e oportunidades de melhoria nos projetos e apresentando o tema do dia: o fluxograma e sua aplicação na gestão de processos. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes pelo assunto e mostrar a importância dessa ferramenta para a identificação e análise de problemas em processos de trabalho. O professor pode iniciar a aula com uma pergunta instigante relacionada ao tema, como "Você já se perguntou como as etapas de um processo de trabalho estão interligadas?" e pode compartilhar exemplos de projetos anteriores que utilizaram o mapeamento de processos como base para a resolução de problemas.

Descrição detalhada de como será a aula: O professor introduz o conceito de mapeamento de processos, explicando sua importância na análise e compreensão dos fluxos de trabalho e explica o conceito de fluxograma, destacando sua função como uma representação gráfica de um processo de trabalho, mostrando a sequência de atividades, decisões e interações entre os envolvidos. São apresentados exemplos de fluxogramas, preferencialmente relacionados ao cotidiano dos estudantes, para que compreendam de forma concreta como a representação visual pode facilitar a compreensão de um processo.

Os estudantes são incentivados a construir fluxogramas de situações de seu cotidiano, como a sequência de atividades para preparar o café da manhã ou realizar uma tarefa escolar. Essa atividade prática permite que os estudantes coloquem em prática o conceito aprendido e percebam como o fluxograma pode organizar e visualizar um processo. O professor orienta os estudantes sobre a aplicação de ferramentas de mapeamento e análise de processos em seus projetos intraempreendedores, mostrando como o fluxograma pode ser utilizado para investigar problemas e identificar oportunidades de melhoria. Durante a aula, é aberta uma discussão em grupo para que os estudantes compartilhem suas experiências na construção dos fluxogramas, descrevendo os desafios encontrados e as descobertas feitas durante o processo. Durante essa etapa, os estudantes trabalham em grupos, discutindo as informações coletadas, analisando problemas e oportunidades de melhoria nos processos mapeados.

O professor pode indicar o blog https://diagnosticandoproblemas.blogspot.com/ para aprofundar os assuntos trabalhados em sala de aula, como por exemplo, a postagem “Fluxograma: Mapeando e Compreendendo Processos de Forma Visual” para que os alunos obtenham mais informações sobre o que é e como funciona um fluxograma e a postagem “Desafio: Mapeie seus Processos Diários e Identifique Possíveis Problemas” para desafiar os alunos de forma concreta fora do ambiente escolar.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será contínua levando em consideração a participação ativa dos estudantes durante as discussões em sala de aula e durante o exercício de mapeamento de processos; a qualidade do mapeamento realizado, incluindo a identificação de problemas, causas e oportunidades de melhoria; a habilidades de construção de fluxogramas e clareza na representação visual dos processos mapeados; e a capacidade dos estudantes de realizar investigações e entrevistas com outros atores envolvidos nos processos.

Descrição do encerramento da aula: O professor faz uma recapitulação dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a importância do fluxograma como ferramenta de gestão de processos. Os estudantes são incentivados a continuar explorando o tema, buscando informações que ampliem seu entendimento sobre a aplicação do fluxograma em projetos. O professor promove uma discussão em grupo para que os estudantes compartilhem suas experiências e desafios encontrados durante o mapeamento de processos e a realização das entrevistas. O professor pode propor reflexões sobre os problemas identificados e as oportunidades de melhoria encontradas nos processos mapeados.

 

Bimestre: 2º

Turma: 1º Ano

Semana(s): 19 e 20

Título: Análise SWOT e outras ferramentas de diagnóstico de problemas

Tema do componente curricular: Diagnóstico de problemas

Objetivos a serem alcançados no período indicado:

·       Verificar o progresso dos esforços de mapeamento de processos realizados pelos estudantes.

·       Orientar os estudantes para ações complementares que enriqueçam o diagnóstico realizado por cada grupo.

·       Apresentar e discutir outras ferramentas que podem ser utilizadas para diagnosticar e resolver problemas.

·       Estimular a interação entre os grupos, a troca de experiências e dicas.

·       Consolidar o diagnóstico realizado por cada equipe, incluindo problemas, causas e oportunidades de melhoria.

·       Proporcionar um momento de revisão e fixação dos conteúdos estudados ao longo do bimestre.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:

·       Quadro branco, datashow ou TV para apresentação dos conceitos e exemplos.

·       Papel e caneta para anotações e discussões em grupo.

·       Espaço para que os estudantes possam compartilhar e apresentar os detalhamentos de seus diagnósticos.

Nome e descrição da metodologia escolhida: A metodologia de aprendizagem colaborativa que envolve a combinação de aula expositiva, debate, trabalho em grupo e apresentações.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor inicia a aula reforçando a importância do diagnóstico de problemas e do mapeamento de processos realizados pelos estudantes. O objetivo é verificar o progresso desses esforços e direcionar os estudantes para ações complementares que enriqueçam seus diagnósticos. O professor pode apresentar exemplos de casos reais e como a análise SWOT foi utilizada para identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Descrição detalhada de como será a aula: O professor verifica o progresso dos esforços de mapeamento de processos realizados pelos estudantes e direciona-os para ações complementares que possam enriquecer seus diagnósticos. É explicado aos estudantes que deverão apresentar o detalhamento do diagnóstico na semana seguinte. O professor introduz a análise SWOT como uma ferramenta poderosa para identificar e analisar problemas, oportunidades, pontos fortes e fracos relacionados ao projeto de cada equipe. Os estudantes realizam a análise SWOT de algum caso, seja um exemplo apresentado pelo professor ou um caso escolhido por eles, aplicando os conceitos aprendidos.

Cada equipe apresenta a consolidação do diagnóstico realizado, incluindo os principais problemas, suas causas e oportunidades de melhoria. É aberto um debate a partir dos resultados apresentados, estimulando a interação entre os grupos, a troca de experiências, vivências e dicas. Os grupos têm a oportunidade de anotar os ajustes a serem feitos em seus diagnósticos e realizar as mudanças para apresentá-los no próximo encontro. O professor pode aproveitar este momento para fazer um apanhado de tudo o que foi estudado ao longo do bimestre, auxiliando os estudantes a fixarem os conteúdos.

O professor pode indicar blog https://diagnosticandoproblemas.blogspot.com/ para aprofundar os assuntos trabalhados em sala de aula, como por exemplo, a postagem “Análise SWOT: Uma Ferramenta Poderosa para Tomadas de Decisão” para que os alunos obtenham mais informações sobre a ferramenta de análise SWOT e a postagem “Análise SWOT Pessoal: Descobrindo suas Fortalezas Profissionais” para que consigam utilizar a ferramenta de forma concreta no seu cotidiano.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será contínua levando em consideração a participação ativa dos estudantes durante as discussões e apresentações; a qualidade do detalhamento do diagnóstico realizado por cada equipe, incluindo a identificação de problemas, causas e oportunidades de melhoria; a participação construtiva nos debates e na troca de experiências entre os grupos; e a compreensão e aplicação das ferramentas de análise, como a análise SWOT, no contexto dos projetos.

Descrição do encerramento da aula: O professor faz uma síntese dos principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a importância da análise SWOT e de outras ferramentas de diagnóstico de problemas no desenvolvimento dos projetos. Os estudantes são incentivados a continuar aprofundando seus diagnósticos, realizando os ajustes necessários com base nas discussões e apresentações. O professor pode fazer uma retrospectiva do bimestre, relembrando os conteúdos estudados e enfatizando a importância desses conhecimentos na resolução de problemas.

Espero que tenha ajudado.

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho realizado no blog.

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  2. Parabéns Adilene! Excelente contribuição para auxiliar outros professores!

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  3. Parabéns! Excelente plano de aula. Já pensou em criar uma página no Instagram para divulgação do blog.

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    1. Obrigada! Não pensei nisso. Vou ver essa possibilidade.

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